Aberta a temporada de cruzeiros marítimos no Rio

07/11/2012 - 21h38

Da Agência Brasil

 
Rio de Janeiro - A temporada de cruzeiros marítimos 2012-2013 foi aberta hoje (7), no Terminal Internacional de Cruzeiros Píer Mauá, no centro do Rio, após a atracação do primeiro transatlântico da temporada, o Aidacara. Dee bandeira italiana, ele é considerado como um dos mais luxuosos da categoria. Até o dia 15 de abril de 2013, o píer receberá mais 36 navios, que farão 169 escalas na cidade, movimentando cerca de 430 mil passageiros.

De acordo com o diretor de operações da concessionária Píer Mauá, que administra o terminal, Américo Rocha, esta temporada tem um perfil diferente. “Houve uma mudança no perfil comercial de oferta de cruzeiros, principalmente para o mercado brasileiro”. Segundo ele, até a última temporada havia um grande número de pequenos cruzeiros que permaneciam no píer de novembro até o fim de março, “só que esses transatlânticos atracavam mais vezes, e com isso transportavam mais pessoas”, explicou Rocha.

Para o diretor, essa mudança na estratégia pode dar a sensação de uma temporada menor, mais fraca. Porém, ele avaliou que o foco comercial dos armadores tem como objetivo fazer com que os passageiros permaneçam mais tempo dentro das embarcações.

Nesta temporada, cinco navios de luxo estreiam na cidade: os gigantes Costa Fascinosa e Costa Favolosa, inaugurados em maio e junho deste ano, respectivamente; além do Grand Princess , o Massdam e o Arcádia. No dia 10 de fevereiro o terminal receberá oito navios, número recorde de atracação .

De acordo com Rocha, a tendência desta temporada é um maior tempo de permanência dos turistas na cidade, movimentando a economia da cidade. “É um treinamento até para o terminal, em função das Olimpíadas, quando deveremos ter por volta de oito navios funcionando também como hotéis”, acrescentou.

 

Edição: Aécio Amado