Resultado das eleições nos Estados Unidos depende de colégios eleitorais

06/11/2012 - 6h21

Vitor Abdala e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Rio de Janeiro e Brasília – Nos Estados Unidos, o resultado das eleições presidenciais depende de cada colégio eleitoral, que é formado por 538 delegados (chamados de electors). Cada delegado tem direito a um voto no colégio. Há, no total, 51 colégios eleitorais, um para cada estado norte-americano, mais o Distrito Federal. Para vencer as eleições, o candidato não precisa conquistar a maioria dos colégios eleitorais, mas sim obter a maioria dos mais populosos.  

Porém, o voto do eleitor comum é essencial, porque é ele quem define que candidato indicará os delegados para o colégio eleitoral, ou seja, o candidato que vencer no voto popular poderá nomear os delegados daquele colégio eleitoral.

É possível vencer as eleições nos Estados Unidos, por exemplo, perdendo em 40 colégios eleitorais e ganhando apenas nos 11 estados mais populosos: Califórnia (55 votos), Texas (38), Flórida (29), Nova York (29), Pensilvânia (20), Illinois (20), Ohio (18), Michigan (16), Geórgia (16), Carolina do Norte (15) e Nova Jersey (14).

Como o sistema político norte-americano é diferente do brasileiro, pode ocorrer de um candidato receber a maior parte dos votos dos eleitores, mas perder no colégio eleitoral e ficar fora da Casa Branca. Isso ocorreu na eleição de 2000, quando o democrata Al Gore teve 51 milhões de votos populares, superando em mais de 500 mil os obtidos pelo republicano George W. Bush (50,4 milhões).

Por uma vantagem de 537 votos populares no estado da Flórida, Bush acabou eleito presidente dos Estados Unidos. Isso porque, com a pequena vantagem nas urnas, Bush conseguiu mais delegados no estado e acabou levando os 25 votos do colégio eleitoral na época e somou 271 votos no total do país, contra 266 de Gore.

Às vésperas das eleições presidenciais, Obama e Romney apareciam empatados nas principais pesquisas de intenção de votos. Os percentuais variavam entre 48% e 50%, de acordo com cada pesquisa. Os estados considerados essenciais nas eleições são o Colorado, a Florida, Iowa, Nevada, New Hampshire, a Carolina do Norte, Ohio, a Virginia e o Wisconsin. A campanha eleitoral será encerrada hoje e os candidatos farão visitas a Wisconsin, Iowa, à Florida, Virginia e a Ohio.

Edição: Graça Adjuto