Ministério da Integração amplia monitoramento de municípios com riscos de desastre natural

06/11/2012 - 15h54

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Integração Nacional amplia até o final do ano para 286 o número de municípios com alto risco de desastres naturais que são monitorados para agilizar as ações emergenciais. Esse grupo de municípios sofre principalmente com estiagem ou excesso de chuvas. O monitoramento é feito de Brasília pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) 24 horas por dia.

Desses municípios, 46 estão na Região Nordeste, onde ocorre a pior seca dos últimos 30 anos. Na Região Norte são 30 os municípios monitorados, e na Região Sul, 59. A maior quantidade de municípios está Região Sudeste, com 144, sendo 47 só no estado de São Paulo. A menor quantidade está no Centro-Oeste: sete.

Enquanto isso, Sul e Sudeste sofrem principalmente com o excesso de chuvas, ocorrendo em alguns estados, como Paraná e Santa Catarina, vendavais e chuvas de granizo. Atualmernte, o ministério monitora cerca de 200 municípios no país com maior incidência de desastres naturais.

Para amenizar a situação, cerca de 80 municípios receberão, no início de 2013, picapes 4x4, aparelhos de GPS e computadores. Ao todo, o governo federal vai investir R$ 15,6 bilhões em medidas de prevenção. Somente para combater os efeitos da estiagem no Nordeste, já foram investidos mais de R$ 3 bilhões.  

De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até janeiro de 2013, no Norte e Nordeste, a probabilidade de ocorrência de chuvas está abaixo do normal (40%). Já para o leste da Região Sul, a probabilidade de chover está acima do normal. As demais regiões estão dentro do esperado para a época do ano.

A previsão para hoje (06) é tempo nublado com chuva no Acre, oeste do Amazonas, na Bahia, em Minas Gerais e no oeste do Espírito Santo. No sul da Bahia e norte de Minas Gerais, os volumes de chuva poderão ser mais significativos. Faz sol no sul e leste de São Paulo, extremo norte e leste do Paraná, nordeste e oeste de Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul, Maranhão, em Pernambuco e Alagoas.

Edição: Davi Oliveira