Amorim mantém sigilo sobre processo de compra de caças

05/11/2012 - 15h19

Gabriel Palma e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Defesa, Celso Amorim, evitou hoje (5) comentar o processo de negociação para a compra pelo Brasil de 36 caças, no valor de US$ 5 bilhões. Amorim reuniu-se hoje com o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian. Os franceses estão na concorrência com os caças Rafale, da companhia Dassault. Eles disputam a venda com mais duas empresas estrangeiras - o F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab. A definição é esperada para 2013.

Quando perguntado pelos jornalistas sobre o assunto, Amorim desconversou e disse que se trata de uma questão "de vários milhões de euros ou de dólares."

Le Drian reuniu-se hoje com Amorim, depois de passar pelo México. Na conversa, ambos prometeram aprofundar os projetos de parceria estratégica na área de defesa. Há propostas sobre compra e venda de submarinos e helicópteros militares, além de medidas técnicas. Existe um projeto conjunto para a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.

“Tenho satisfação em receber o ministro da França, com a qual o Brasil tem cooperação em vários domínios, muito importantes na área da defesa. A França ajudou a fazer o Exército moderno no Brasil, a cooperação entre os dois países teve um impulso nos últimos anos”, disse Amorim.

Edição: Carolina Pimentel//O texto foi corrigido às 18h48. Diferentemente do informado, o ministro da Defesa,Celso Amorim, não disse que a compra dos caças seja um tema tabu. Após verificação da gravação da entrevista, a reportagem constatou o erro e o trecho em que constava a frase foi retirado