Enem tem início tranquilo na capital paulista

03/11/2012 - 14h52

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Em todo o estado de São Paulo, cerca de 1 milhão de candidatos estão inscritos para fazer hoje (3) e amanhã (4) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O início da avaliação foi tranquilo em um dos maiores locais de prova da capital paulista, o campus da Universidade Nove de Julho (Uninove) na Barra Funda (zona oeste).

A poucos minutos do início do exame, no entanto, alguns estudantes mostravam nervosismo ao falar sobre a expectativa em relação ao exame. A estudante Ana Júlia Zanetti, de 17 anos, contou que não se sentia preparada para fazer as provas. “Não estudei muito para o vestibular ou para o Enem”, admitiu a jovem, que quer cursar nutrição no Rio de Janeiro.

Porém, a ansiedade não era comum a todos candidatos. Enoque Ferreira, de 22 anos, já prestou o exame em 2010 e 2011 e esperava fazer uma boa prova. “O Enem não é uma prova tão exigente”, minimizou o candidato, que pretende cursar composição e regência.

Houve ainda quem não teve nem a oportunidade de testar os conhecimentos, como o estudante Felipe Hideki, que não conseguiu entrar a tempo no local de prova, mesmo chegando no horário. Felipe foi fazer a prova apenas com uma cópia autenticada da carteira de identidade. Na entrada, foi advertido de que precisava do documento original. Um vizinho se dispôs a trazer o documento. Nem assim, Felipe conseguiu fazer a prova.

“Quando eu estava quase entrando, tocaram a sirene e o portão fechou”, lamentou o jovem que já esperava pela bronca da mãe quando chegasse à sua casa.

Edição: Juliana Andrade