Cerca de 300 mil pessoas devem visitar Cemitério Campo da Esperança

02/11/2012 - 17h05

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Dia de Finados segue com tranquilidade na tarde de hoje (2) no principal cemitério do Distrito Federal, o Campo da Esperança. Pela manhã, foram contabilizados pelo Corpo de Bombeiros presente no local cerca de 100 visitantes por minuto. À tarde, espera-se que o movimento fiquei mais intenso por volta das 16h30.

A estimativa é que cerca de 300 mil pessoas circulem pela área até o final do dia. A administração do cemitério confirma a estimativa dos bombeiros. O Campo da Esperança funcionará hoje até as 19h. Às 17h30, haverá uma missa realizada pelo arcebispo metropolitano de Brasília, dom Sérgio Rocha. Nos cemitérios do Gama e de Sobradinho também haverá missa, às 17h; e no de Taguatinga, às 17h30.

Amigos e familiares visitam o Campo da Esperança, fazendo homenagens com flores, velas, balões e faixas. Na entrada e na área externa do cemitério, há venda de lanches e bebidas. Além do permanente Mercado das Flores, vendedores ambulantes também armaram barracas próximo à entrada do cemitério. A novidade deste ano foi um drive-thru para comprar flores e velas próximo às capelas. Ao longo do cemitério, há diversas veleiras (local para depositar vela) que podem ser usados pelos visitantes.

O acesso de carros não está sendo permitido no local, exceto o dos credenciados pelo Departamento de Trânsito (Detran) do DF para pessoas com deficiência e idosos. Na parte central do cemitério, próximo às capelas, há vans para o transporte do público até os jazigos.

No Campo da Esperança, localizado no Plano Piloto, houve dez ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros até o momento. Nos outros cinco cemitérios do DF (em Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina e no Gama), também houve necessidade de atendimento dos bombeiros, com alguns encaminhamentos para hospitais, devido a casos de pressão alta, desmaios,
hipoglicemia e quedas.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, André Barbosa, há 100 homens divididos pelos cemitérios do DF em 25 viaturas e motoviaturas, aptos a prestar atendimento em resgates, salvamentos e incêndios.

Para facilitar o acesso da população, o governo do Distrito Federal (GDF) aumentou a circulação de ônibus das 7h às 18h nos trajetos até os seis cemitérios do DF. O restante das linhas irá operar de acordo com o esquema de domingo. Ainda assim, o Detran orienta que os usuários se mantenham atentos a possíveis mudanças. O metrô funciona das 7h às 19h, com tarifa de R$ 2. O trânsito próximo ao cemitério está parcialmente bloqueado, sob a supervisão da Polícia Militar.

Reclamações sobre túmulos e jazigos podem ser feitas no Procon ou na Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) do DF. As delegacias funcionam 24 horas, de acordo com esquema de plantão.

Ocorrências também podem ser registradas pelo Disque-Denúncia (197) ou pela página da Polícia Civil na internet

Edição: Fábio Massalli