Autoridades e analistas avaliam prejuízos causados pelo Sandy

31/10/2012 - 7h38

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Autoridades e analistas norte-americanos ainda fazem os cálculos dos prejuízos causados pelo Furacão Sandy na Costa Leste do país. A Consultoria de Gestão de Risco Eqecat estima que os prejuízos da tempestade variem entre US$ 10 e 20 bilhões. Os economistas da Consultoria IHS Global Capital Insight calculam perdas entre US$ 30 e 50 bilhões.

O presidente da Eqecat, Bill Keogh, disse que a estimativa mais próxima à realidade levará tempo para ser fechada devido aos efeitos provocados pelo Sandy. "Estamos ainda fazendo os levantamentos”, disse o analista, reiterando que o furacão foi um dos piores registrados no país.

A consultoria IHS prevê que os prejuízos fiquem em torno de 0,2% a 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos. "Uma parte dessas perdas será compensada pelas atividades posteriores ligadas à reconstrução", informou a IHS.

O professor Peter Morici, da Universidade de Maryland, avalia que os desastres naturais podem gerar vantagens para a economia. Segundo ele, episódios como o do furacão podem dar um impulso ao setor da construção nos Estados Unidos, que está em dificuldades, por exemplo.

O analista da HFE Jim O'Sullivan reiterou que o Furacão Katrina, considerado um dos piores ocorridos no país, teve “impacto mínimo” no PIB norte-americano.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto