Senado aprova indicação de Teori Zavascki para o STF

30/10/2012 - 19h24

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O plenário do Senado aprovou hoje (30) a indicação de Teori Zavascki para ocupar a vaga de Cezar Peluso no Supremo Tribunal Federal (STF). Zavascki foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff logo depois que Peluso se aposentou compulsoriamente da Corte, no final de agosto.

O indicado, que atualmente é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e teve o nome aprovado pelos membros da comissão. A votação, que foi concluída com 57 votos favoráveis e quatro contrários, estava pendente desde o início do chamado recesso branco no Congresso em função das eleições municipais.

Atualmente, Zavascki atua na Corte Especial do STJ, responsável por julgamentos de autoridades com foro privilegiado, na Primeira Turma e na Primeira Seção, especializadas em direito público.

Nascido em Santa Catarina, Zavascki é mestre e doutor em direito processual civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Antes de ingressar na magistratura, fez carreira na advocacia, na área jurídica do Banco Central e do Banco Meridional do Brasil. Trabalhou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Em 2003, tornou-se ministro do STJ.

Edição: Fábio Massalli