No Dia Mundial da Psoríase, SBD promove campanha para combater o preconceito contra os portadores da doença

29/10/2012 - 21h36

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - No Dia Mundial da Psoríase, comemorado hoje (29), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu uma campanha de conscientização na Praça Marechal Floriano, na Cinelândia, no centro da capital fluminense. A iniciativa tem como objetivo combater o preconceito e explicar que a doença não é contagiosa.

Com o tema Curta, Abrace e Compartilhe: Psoríase não É Contagiosa. Respeito É, a campanha deste ano teve a participação de profissionais da saúde, voluntários e pacientes, que distribuíram folhetos explicativos e tiraram dúvidas da população.

A presidenta da Associação dos Amigos e Portadores de Psoríase do Rio de Janeiro (Psorierj), Shirley Fátima Delgado, disse que as maiores dificuldades para os portadores da doença são o acesso a tratamentos novos e seguros, como a terapia biológica, o preconceito e o custo dos medicamentos. “Nós estamos lutando pela inclusão do tratamento biológico no SUS [Sistema Único de Saúde], já que os remédios são de alto custo. Este tratamento é feito por meio de uma vacina e de pomadas, que são muito caras”, explicou.

A associação, que tem quase mil membros, promove encontros gratuitos no prédio da Sociedade de Medicina e Cirurgia, no centro do Rio, todo último sábado do mês.

Segundo a SBD, a psoríase é uma doença imune inflamatória crônica da pele, que atinge cerca de 3% da população mundial. Na maioria das vezes, ela se manifesta por lesões avermelhadas ou róseas cobertas por escamas esbranquiçadas. A doença pode aparecer apenas nos joelhos, cotovelos ou no couro cabeludo, ou acometer as unhas e as juntas. Em alguns casos, pode se espalhar por toda a pele.

A psoríase não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados por meio de tratamento. A doença pode ser desenvolvida em pessoas de todas as idades e ambos os sexos e não é contagiosa.

 

Edição: Aécio Amado