Votação em Belford Roxo transcorreu sem grandes problemas pela manhã

28/10/2012 - 13h46

Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil

Belford Roxo – O segundo turno da eleição para prefeito em Belford Roxo teve movimentação tranquila na manhã deste domingo (28). Nos dois colégios eleitorais visitados pela Agência Brasil, o Jardim Escola Castelinho 2, no centro da cidade, e o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Monsenhor Solano Dantas, no bairro de Heliópolis, havia poucas filas. Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral e dos partidos relataram que não houve fatos de maior relevância.

No primeiro local, votam 1.541 eleitores e, no segundo, 4.595. A trabalhadora doméstica Rita de Cássia votou por volta das 9h no Ciep e contou que não teve dificuldades para digitar o número do seu candidato na urna eletrônica. Ela estava confiante no nome que escolheu, apesar de não ter acompanhado o debate de propostas durante as últimas semanas. Para Rita de Cássia, o principal problema na cidade é a saúde, principalmente a falta de equipamentos em hospitais.

A psicóloga Alessandra Matias, que também votou no Castelinho 2, considera que a situação nas área de saúde e da educação no município é muito ruinm, e que mudanças são necessárias. O atual prefeito, Alcides Rolim (PT), ficou em terceiro lugar no pleito.

Fiscal do TRE no Castelinho, o coordenador de logística Leandro Nascimento, voluntário há quatro eleições, considerou a votação de hoje atípica, pois geralmente há muitas filas logo cedo, o que não ocorreu neste segundo turno.

No Ciep de Heliópolis, as votações também foram rápidas. O motorista de ônibus aposentado Paulo de Souza pediu a atenção, do próximo prefeito, para a canalização dos rios, que transbordam todo verão, alagando casas no bairro, próximo da vizinha Nova Iguaçu. “Propostas eles tiveram, pela televisão. Mas falar é fácil”, criticou. Mais confiante, a trabalhadora doméstica Marta Batista disse esperar que o novo prefeito priorize a saúde, que está ruim em toda a rede de atendimento. “Precisei de uma internação, para meu marido, e foi um sufoco”, contou.

Em Heliópolis, um mesário foi detido, por volta das 10h, por fazer boca de urna. Ele foi encaminhado à 54ª Delegacia de Polícia. No local houve ainda uma série de pequenos incidentes na sequência, envolvendo fiscais de ambos os partidos e correligionários dos dois candidatos à prefeitura – Dennis Dauttmam, do PCdoB, e Waguinho, do PRTB.

A segurança na cidade é feita pela Polícia Militar, que deslocou homens de batalhões de áreas vizinhas, como São João de Meriti, e da Polícia Federal. O trânsito na cidade apresentou problemas no trecho que vai da região central até Nova Iguaçu. No local, havia pontos de tráfego lento. Na cidade, que tem 105 pontos de votação, há poucas avenidas com mais de uma pista em cada sentido.
 

Edição: Juliana Andrade