Alexandre Cardoso é eleito prefeito de Duque de Caxias

28/10/2012 - 19h08

Da Agência Brasil

Brasília – O candidato Alexandre Cardoso (PSB)  venceu a disputa pela prefeitura de Duque de Caxias. Com 100% das urnas apuradas, Cardoso obteve 51,51% dos votos válidos.

Washington Reis (PMDB) conseguiu 48,49% dos votos válidos. Os votos em branco somaram 2,48%; e os nulos, 4,79%. A abstenção ficou em 20,57%.

Com pouco mais de 3 mil votos de diferença entre o primeiro e o segundo colocados no dia 7 de outubro, o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ficou entre as prefeituras com disputas mais equilibradas do Brasil. No primeiro turno, o mais votado, Cardoso, ficou com 33,99% dos votos, enquanto Washington Reis alcançou 33,29% do eleitorado. O atual prefeito, Zito, do PP, ficou em terceiro lugar, com 16,01%.

Nascido em Duque de Caxias,  Cardoso está no quinto mandato como deputado federal e foi secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e de Ciência e Tecnologia do estado.

A saúde foi considerada prioritária durante a campanha eleitoral. Durante a campanha, Cardoso prometeu reabrir o Hospital Duque e transformar o Hospital Moacyr do Carmo em universitário, ligado à Unigranrio, amparado por políticas do governo federal, para formar mais médicos e profissionais de saúde. Também propõe criar um posto de saúde 24 horas para cada 50 mil habitantes da cidade.

Apesar ter um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 25,7 bilhões, puxado pelo Polo Gás-Químico, que tem entre as principais empresas a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, o município tem um dos piores índices de pobreza do estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O sistema de coleta e tratamento de esgoto do município também é considerado pelo Instituto Trata Brasil um dos dez piores entre as 81 maiores cidades do Brasil.

A cidade emancipou-se da vizinha Nova Iguaçu em 1943. O nome escolhido para o município foi uma homenagem a um de seus mais ilustres cidadãos, o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, comandante das forças brasileiras durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) e considerado patrono do Exército. Duque de Caxiais tem 855 mil habitantes.
 
Edição: Kelly Oliveira