Ministro Versiani autoriza envio de força federal a São Luís

26/10/2012 - 22h47

Da Agência Brasil

Brasília – O  ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani, em decisão individual,  autorizou hoje (26) o envio de força federal para garantir a segurança e a normalidade no segundo turno da eleição para prefeito da cidade de São Luís-MA. A decisão acolhe pedido de reconsideração formulado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). A informação foi publicada no início da noite no site do TSE.

Na quinta-feira (25), o TSE havia negado o envio de tropas para São Luís com a justificativa de que o efetivo policial do estado é suficiente para garantir a segurança das eleições. No mesmo dia, os ministros do TSE também negaram o envio de tropas para Manaus (AM).

O ministro Versiani disse que o quadro relatado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão no pedido de reconsideração evidencia motivos que justificam a necessidade da força federal como mecanismo de reforço à preservação da ordem e da segurança no segundo turno.

No ofício enviado ao TSE, a presidência do TRE-MA informa que houve um acirramento dos ânimos das candidaturas “diante da divulgação de um vídeo que, supostamente, suscita o envolvimento de policiais militares com milícias e comitê militar em prol de um dos candidatos”.

O TRE maranhense informou que, mesmo reconhecendo a capacidade das forças locais para garantir a normalidade da eleição, o governador do estado concordou com envio das forças federais e também ressaltou que a criação de 38 novos polos de transmissão, inclusive em zona rural, exige a presença física de polícia para garantir a segurança das transmissões dos resultados das votações, bem como a integridade física de servidores que atuarão no dia da votação.

Edição: Fábio Massalli