Bancos esperam que crescimento econômico aumente o ritmo em 2013

25/10/2012 - 17h16

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os bancos esperam que a economia brasileira aumente o ritmo de crescimento em 2013, apontou pesquisa divulgada hoje (25) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). De acordo com o levantamento, que ouviu analistas de 31 instituições financeiras, a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 1,5% este ano e 3,9% em 2013.

“A recuperação esperada em 2013 é generalizada, mas com destaque para o setor industrial, impactado pelos efeitos das ações recentemente implementadas”, destaca o relatório da federação sobre os dados da pesquisa.

O documento ressalta ainda uma previsão de queda da inadimplência e de expansão do crédito, como consequência das medidas de estímulo que vem sendo adotadas pelo governo. Para o mercado geral de crédito, a expectativa é um crescimento de 16,1% este ano, com destaque para os empréstimos direcionados que devem aumentar 19%.

Para a inflação, a Febraban prevê que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano em 5,4%, mesmo percentual estimado para 2013. Na área cambial, é esperada a manutenção da taxa de câmbio no patamar de R$ 2.

 

Edição: Aécio Amado