Muçulmanos se preparam para maior peregrinação religiosa do mundo

24/10/2012 - 9h26

Da Agência Lusa

Brasília - Mais de 2 milhões de muçulmanos de vários países estão hoje (24) a caminho de Meca, na Arábia Saudita, para o início da peregrinação anual. O ritual começa no momento em que o Oriente Médio vive uma crise intensa, pois a Síria permanece em clima de guerra há 19 meses e o Líbano foi alvo de ataque com carro-bomba na semana passada, que matou oito pessoas e feriu mais de 70.

As autoridades do islamismo informam que a instabilidade não afeta a peregrinação. Os ritos começam hoje e acabam amanhã (25), com a manifestação dos peregrinos no Monte Arafat, perto de Meca.

A concentração é considerada a maior do mundo e obriga as autoridades sauditas a montar uma operação especial de segurança. O ministro do Interior, Ahmad Ben Abdel Aziz, assegurou que a peregrinação não será afetada este ano pela instabilidade regional.

Nos últimos dias, mais de 1,6 milhão de peregrinos estrangeiros chegaram à cidade santa do islamismo. Na Arábia Saudita, há cerca 750 mil fiéis. A peregrinação, conhecida como Hajj, é obrigatória a todos os muçulmanos. Pelo menos uma vez na vida, eles devem participar do ritual.