Depois de pleito acirrado, ACM Neto e Pelegrino disputam segundo turno em Salvador

24/10/2012 - 9h14

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - No próximo domingo (28), quase 1,9 milhão de eleitores em Salvador voltarão às urnas para decidir, em segundo turno, quem será o prefeito da cidade nos próximos quatro anos. Na disputa estão os deputados ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT).

Em uma das eleições mais acirradas do país, ACM Neto ficou à frente no primeiro turno com diferença inferior a um ponto percentual dos votos válidos. Ao todo, o democrata recebeu 518.976 votos, 40,17% dos votos válidos, enquanto Pelegrino obteve 513.350, 39,17% do total.

Aos 33 anos, ACM Neto disputa pela segunda vez a prefeitura de Salvador. Na Câmara dos Deputados exerce o terceiro mandato e atualmente é líder do DEM na Casa. Advogado por formação, o democrata já foi vice-presidente da Câmara e Corregedor.

Formado em direito pela Universidade Federal da Bahia, o petista Nelson Pelegrino concorre pela quarta vez à prefeitura de Salvador. Deputado federal no quarto mandato, Pelegrino também já foi vereador e secretário de Justiça da Bahia, na gestão do atual governador Jaques Wagner.

Oitavo maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as capitais do país, com riquezas estimadas em R$ 32,8 bilhões pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, a capital baiana tem economia baseada no serviço e na indústria.

Edição: Talita Cavalcante