Ministério vai cobrar ações para melhorar o serviço prestado por distribuidora de energia de Brasília

22/10/2012 - 19h56

Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério de Minas e Energia vai divulgar nos próximos dias uma lista com as ações que serão cobradas da Companhia Energética de Brasília (CEB) para melhorar o sistema de distribuição de energia na capital do país. Segundo o secretário executivo da pasta, Márcio Zimmermann, o ministério vai cobrar da CEB medidas que garantem a confiabilidade elétrica.

“O sistema adotado pela CEB demostra que os critérios não estão adequados em Brasília. Temos que implementar medidas que atendam ao nível de qualidade e confiabilidade no que necessita uma capital”, disse  Zimmermann.

O secretário declarou que desde 2009 o Ministério havia identificado falhas no sistema elétrico de Brasília. O secretário esteve reunido hoje (22) com representantes da CEB, de Furnas, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para tratar sobre a vulnerabilidade do sistema elétrico da capital.

Zimmermann explicou que os apagões ocorridos na última sexta-feira (19) no Distrito Federal tiveram origens diferentes. Segundo ele, o primeiro apagão, que durou cerca de 40 minutos, teve origem na subestação de transmissão de Furnas para a CEB. O segundo problema foi em um equipamento na Subestação Samambaia Norte, de responsabilidade da distribuidora brasiliense. Ainda de acordo com o secretário, os dois problemas não estão relacionados.

Edição: Fábio Massalli