Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Cerca de 600 atletas, de 7 a 17 anos, de comunidades do Rio com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) participaram hoje (21) da 2ª Copa UPP de Artes Marciais no Maracanãzinho, zona norte da cidade. Os competidores de caratê e jiu-jitsu vieram das favelas da Rocinha, Cidade de Deus, do Turano, Salgueiro, de Formiga, dos Macacos, de Cantagalo e Manguinhos. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer do Rio nas comunidades com UPPs.
A moradora do Morro dos Macacos Laís Cristina da Silva, 9 anos, que pratica o esporte há cinco, recebeu a medalha de primeiro lugar na categoria kata, de caratê: “Amo lutar caratê e pretendo, um dia, participar das Olimpíadas. Fiquei muito feliz por ter vencido a competição” disse a atleta mirim, que já havia conquistado o segundo lugar, na mesma modalidade, na 1ª Copa UPP de Artes Marciais, no ano passado.
“A proposta do projeto é justamente estimular a prática de esportes, oferecer estrutura aos jovens que moram nas comunidades e, principalmente, investir na formação de futuros atletas”, disse o presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio, Everardo Cândido da Silva, que entregou as medalhas aos vencedores.
Edição: Graça Adjuto