Índice de inflação usado no reajuste de aluguéis tem queda na segunda prévia de outubro

19/10/2012 - 9h43

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A segunda prévia de outubro do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, aponta uma queda da inflação neste mês. A taxa registrada na segunda prévia, medida entre os dias 21 de setembro e 10 de outubro, ficou em 0,15%, abaixo do observado no mesmo período do mês anterior, que havia sido 0,84%, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A queda foi provocada pela redução da inflação nos preços por atacado. O subíndice de Preços ao Produtor Amplo variou 0,01% na segunda prévia de outubro, bem abaixo do 1,11% da segunda prévia de setembro. Os alimentos in natura foram os principais responsáveis por esse movimento, já que passaram de uma inflação de 0,81% para uma deflação (queda de preços) de 1,57%.

Os outros dois subíndices que compõem o IGP-M tiveram comportamento oposto. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu de 0,37% em setembro para 0,52% em outubro, graças principalmente ao aumento de preços de 0,55% nas roupas, que, no mês anterior, haviam tido redução de preços de 0,42%.

O Índice Nacional de Custo da Construção aumentou de 0,14% em setembro para 0,21% em outubro. Os materiais, equipamentos e serviços registraram inflação de 0,42%, ante o 0,3% do mês anterior. O custo da mão de obra não apresentou alta, assim como na segunda prévia de setembro.

Edição: Juliana Andrade