Síria proíbe aviões turcos de sobrevoarem seu território

14/10/2012 - 12h08

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A tensão entre a Síria e a Turquia aumentou hoje (14) com a proibição, determinada pelas autoridades sírias, de voos turcos em seu território. A medida é uma retaliação à iniciativa da semana passada das autoridades turcas em deter em território turco  uma aeronave que seguia da Rússia rumo à Síria.

De acordo com as autoridades sírias, a medida se baseia no “princípio da reciprocidade”. A decisão ocorre três dias depois de a Turquia ter interceptado o avião de passageiros sírio e ter anunciado a descoberta de equipamento militar na aeronave.

A tensão entre os dois vizinhos aumenta em meio aos conflitos internos na Síria devido aos embates entre oposição e o governo do presidente  Bashar Al Assad, que começou há 19 meses e matou mais de 33 mil pessoas, segundo organizações não governamentais (ONGs).

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse hoje (14) ser urgente a ampliação do  Conselho de Segurança das Nações Unidas para impedir os bloqueios da China e da Rússia a eventuais restrições impostas à Síria. Representantes da Rússia e China vetaram três propostas de resolução contra a Síria.

“Ao não conseguir aplicar uma política eficaz em relação aos acontecimentos da Síria, o Conselho de Segurança perde rapidamente  sua legitimidade aos olhos dos oprimidos noutras regiões do mundo”, disse Erdogan. Segundo ele, é fundamental aumentar as cotas para a Turquia, o Brasil, a Índia e a Indonésia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Fernando Fraga