Patriota reúne-se em Israel com o presidente Shimon Peres e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu

14/10/2012 - 11h10

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Primeiro dia útil da semana em Israel, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reúne-se hoje (14) com o presidente Shimon Peres e o  primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, além dos ministros Avigdor Lieberman (Relações Exteriores), Dan Meridor (Inteligência e Energia Atômica) e  Daniel Hershkowitz (Ciência e Tecnologia). Patriota leva a mensagem da presidenta Dilma Rousseff em favor do diálogo e da cooperação na busca pela paz. Depois dos israelenses, o chanceler tem reuniões com autoridades palestinas.
 
A visita de Patriota a Israel ocorre no momento que foi aprovada a proposta de Netanyahu de antecipar as eleições parlamentares para 22 de janeiro de 2013. A data deverá ser confirmada pelo Parlamento israelense (Knesset). A ideia é obter apoio parlamentar para aprovar o plano de austeridade para o próximo ano. A base governista atual não tem votos suficientes para a aprovação do plano.

Paralelamente, os israelenses articulam com autoridades estrangeiras a busca de apoio para as negociações de paz com os palestinos. O governo do Brasil é favorável à criação de um Estado da Palestina autônomo e independente. Para as autoridades brasileiras, as negociações entre as duas partes devem ser conduzidas sem ameaças à segurança na região.

A presidenta Dilma Rousseff reitera em seus discursos que o reconhecimento da Palestina é a única solução de paz entre israelenses e palestinos. Segundo ela, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deve dar prioridade ao assunto e buscar uma solução imediata para a questão.

As relações econômicas entre o Brasil e Israel têm sido ampliadas a partir do acordo de livre comércio (do Mercosul com Israel), em vigor desde 2010. De 2002 a 2011, o intercâmbio comercial aumentou 215%, passando de US$ 445 milhões para US$ 1,4 bilhão.

De Tel Aviv, em Israel, Patriota segue para Ramalah, na Cisjordânia. Nas conversas, ele pretende mencionar a defesa do governo brasileiro na promoção do desarmamento nuclear e da não proliferação de armas nucleares. O Brasil defende a criação de uma zona livre de armas de destruição em massa no Oriente Médio.

Patriota está em Israel há dois dias. Ele visitou lugares sagrados, como o Monte das Oliveiras, na parte antiga de Jerusalém, e Belém, na Palestina. No Monte das Oliveiras, Patriota caminhou pela área que é cercada por colinas. O local é sagrado para as três maiores religiões monoteístas – cristianismo, judaísmo e islamismo. A Bíblia relata que Jesus fez vários sermões a céu aberto no local. Segundo guias turísticos israelenses, havia ali um templo religioso.  

Em Belém, na Palestina, o chanceler conheceu a realidade vivida pelos palestinos que sofrem uma série de restrições impostas pelo governo de Israel. Em Belém está a Basílica da Natividade, conhecida também como Igreja da Natividade, semelhante a uma caverna. A tradição cristã diz que Jesus nasceu no local onde foi construído o templo. Por isso é um local sagrado.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto