FMI e Banco Mundial fazem reunião no Japão e sinalizam revisão do crescimento econômico para baixo

09/10/2012 - 9h01

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A reunião conjunta do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Tóquio, no Japão, ocorre de hoje (9) a domingo (14) sob a perspectiva de as organizações informarem que a tendência é de revisar para baixo a possibilidade de crescimento econômico mundial. A reunião engloba representantes de 188 países. É a primeira vez em 48 anos que o Japão vai sediar os eventos.

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, e o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, comandam a reunião. A discussão deve girar em torno do impacto da crise econômica internacional sob os países europeus e os emergentes.

Durante os debates, o FMI e o Banco Mundial deverão informar ainda sobre a revisão do crescimento econômico mundial até janeiro de 2013. Em comunicado preliminar, os organismos disseram que o momento exige um “empenho construtivo e um espírito de flexibilidade e compromisso de todos”.

Nas reuniões paralelas devem ser discutidas as questões relativas às medidas de prevenção a desastres naturais e nucleares, como o ocorrido no Japão, em março de 2011. Na ocasião, o Japão foi atingido por um terremoto seguido de tsunami que provocou uma série de acidentes nucleares, na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país.

A disputa eleitoral nos Estados Unidos – na qual o atual presidente Barack Obama tenta a reeleição e tem como adversário o republicano Mitt Romney – também é tema das discussões da reunião conjunta no Japão. Também está em pauta a questão da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável no mundo.

 

*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, NHK    //   Edição: Lílian Beraldo