PMDB perde espaço, mas mantém hegemonia no estado do Rio de Janeiro

08/10/2012 - 14h40

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro – O PMDB foi o partido que conquistou mais prefeituras no estado do Rio de Janeiro nas eleições municipais realizadas ontem (7): 23 dos 92 municípios fluminenses. Entre essas prefeituras está a da capital do estado, cujos eleitores reelegeram Eduardo Paes.

Apesar de manter a hegemonia no estado, o PMDB perdeu espaço em relação a 2008, quando foram eleitos 33 prefeitos no primeiro turno e dois, no segundo turno. O PT ficou com o segundo maior número de municípios: dez. Em 2008, o partido havia elegido nove prefeitos no primeiro turno e um, no segundo.

O PP, segundo partido com mais prefeituras nas eleições de 2008, reduziu sua participação para apenas oito municípios. Já o PSC, que conseguiu vencer em sete municípios, ampliou sua participação – em 2008, a legenda havido conquistado quatro.

Estreante nessas eleições, o PSD conquistou seis prefeituras. O PSB e o PR duplicaram seu número de prefeitos: de três, em 2008, para seis em 2012. O PDT também ampliou sua participação: de cinco, nas eleições passadas, para seis neste ano. Já o PRB elegeu um prefeito a mais do que em 2008 e vai comandar três prefeituras a partir do ano que vem.

O PSDB foi o partido que proporcionalmente mais perdeu espaço no Rio de Janeiro. Se em 2008 o partido conseguiu eleger oito prefeitos, neste ano foram apenas dois. O DEM também reduziu sua participação, ao passar de cinco prefeituras em 2008 para apenas duas neste ano.

O PCdoB, que, em 2008, não havia conseguido eleger nenhum representante, garantiu duas prefeituras neste ano. O PSOL também conseguiu sua primeira prefeitura neste ano. Também ganharam uma prefeitura o PV e o PMN, que não haviam conseguido eleger nenhum prefeito em 2008.

Com um prefeito eleito, o PTB manteve o desempenho de 2008. O PTC, que havia eleito um prefeito em 2008, não conseguiu vencer nenhuma eleição no estado. O total de partidos que conseguiram eleger prefeitos passou de 12 em 2008 para 16 em 2012.

Como haverá segundo turno em sete municípios, alguns partidos podem eleger mais prefeitos no dia 28 de outubro, como o PMDB, que vai disputar em quatro municípios (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Volta Redonda e Petrópolis), o PDT, em três (Niterói, São Gonçalo e Nova Iguaçu), o PT, em duas (Petrópolis e Niterói) e o PR, em duas (São Gonçalo e Volta Redonda).

O PSB terá candidato disputando em Duque de Caxias e o PCdoB, em Belford Roxo. Já o PRTB, que não conseguiu eleger nenhum prefeito, tem sua chance no segundo turno de Belford Roxo.

 

Edição: Lílian Beraldo