TRE-SP diz que mais de 32 milhões de eleitores votaram em todo o estado

07/10/2012 - 19h16

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Mais de 32 milhões de eleitores votaram hoje (7) em todo o estado de São Paulo. O balanço foi divulgado pelo desembargador Alceu Penteado Navarro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Segundo ele, 87 mil urnas eletrônicas foram disponibilizadas em todo o estado e apenas 37 delas tiveram que ser substituídas na capital paulista e 128 no interior, número que foi considerado pequeno pelo tribunal. Nenhuma das urnas tiveram que ser substituídas por votação manual.

De acordo com o desembargador, não houve filas na capital. “Por volta das 8h30 já tínhamos noção de que todas as urnas estavam funcionando”, disse ele.

Em todo o estado, 34 pessoas foram presas, quatro delas candidatos a vereadores: Amauri Queiroz, do Partido Verde (PV) de Valinhos; Arlindo Bento do Nascimento, do Partido dos Trabalhadores (PT) de Iaras; Mario Silva, do Partido Verde (PV) de Gabriel Monteiro; e Rosângela Zanon, do Partido Pátria Livre (PPL), que concorre a uma vaga na capital paulista. Todos foram presos em flagrante por crime de boca de urna.

Também foi preso um eleitor de Santa Adélia por quebra de sigilo de voto, porque fotografou o seu voto. Em Taboão da Serra, 29 pessoas foram presas por boca de urna. O número de pessoas presas durante a eleição no estado foi considerado pequeno pelo desembargador em comparação a outros estados, já que São Paulo concentra 22% do eleitorado de todo o país.

Edição: Fernando Fraga