Quinhentos militares da Marinha circulam por oito comunidades de São Gonçalo para coibir crimes eleitorais

07/10/2012 - 11h47

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

São Gonçalo (RJ) – Cerca de 500 homens do Corpo de Fuzileiros Navais fazem a segurança em oito comunidades do município de São Gonçalo, no Grande Rio. Segundo a assessoria de imprensa da Marinha, os militares estão circulando em caminhões para identificar focos de crimes eleitorais.

Quando os soldados avistam problemas, eles comunicam ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e à Polícia Militar. Segundo informações da Marinha, as ações começaram nos bairros de Jardim Catarina e Santa Isabel e o principal problema encontrado pelos militares foi a boca de urna.

Depois de deixarem Jardim Catarina e Santa Isabel, os militares farão operações em outras seis comunidades: Salgueiro, Boassu, Gradim, Mutuá, Sacramento e Vila Lage.

A reportagem da Agência Brasil circulou pelas ruas de São Gonçalo na manhã deste domingo e presenciou muita sujeira, provocada por santinhos jogados propositalmente por cabos eleitorais nas ruas, e muita boca de urna pelos diferentes bairros da cidade, como Salgueiro e Jardim Catarina.

Muitos carros transitam pelas ruas de São Gonçalo, o que provoca lentidão no trânsito local. Eleitores procuram desde cedo as seções eleitorais e, mesmo antes das 8h da manhã, já havia filas aguardando a abertura dos locais de votação em vários pontos.

Segundo maior colégio eleitoral do estado, com 665 mil eleitores, São Gonçalo tem sete candidatos a prefeito. Para as 27 cadeiras da Câmara Municipal, disputam 797 candidatos.

 

Edição: Lílian Beraldo