Paes garante que fica até último dia de mandato e diz que saúde é prioridade

07/10/2012 - 22h04

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Eleito para um novo mandato com 2.097.733 votos, equivalente a 64,6% do total de votos válidos, o prefeito reeleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garantiu que ficará até o último dia de seu mandato, em 2016. Pouco depois de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) oficializar a vitória, ele conversou com jornalistas, na residência oficial da prefeitura, na companhia de seus principais aliados e ao lado da esposa e dos dois filhos.

“Eu tive uma super-honra em minha vida que foi a de pegar a bandeira olímpica no estádio de Londres. E eu vou entregar aquela bandeira no Maracanã, quando a gente for passar a Olimpíada para uma próxima cidade. O PMDB tem um candidato [ao governo], que é o vice-governador Luiz Fernando Pezão. Existem outras candidaturas colocadas e nós vamos construir uma grande aliança para continuar recuperando o Rio de Janeiro. Eu serei prefeito até 2016 e nós vamos eleger o sucessor do governador Sérgio Cabral.”

Paes disse que sua prioridade será a área da saúde. “Neste mandato a gente fez muita coisa, mas contou com três anos, no máximo, de governo. Porque os primeiros seis meses são de arrumar a casa. Agora eu tenho quatro anos e três meses. E eu não vou perder um dia. Uma coisa que me angustia é a saúde. Acho que temos de continuar o trabalho para dar dignidade às pessoas na hora da dor e do sofrimento”.

O prefeito disse que o próximo mandato será uma continuidade do primeiro, com grande ênfase para obras, incluindo a polêmica derrubada do Elevado da Perimetral, que será substituído por um túnel, na zona portuária.

“[A derrubada da Perimetral] está mantida, independentemente de quem fosse eleito prefeito. Ali você recupera e valoriza uma área degradada da cidade. A gente vai construir um Rio mais integrado, mais justo e melhor para nossa gente. Esta cidade não pode ser partida, pode ter diferenças como toda grande cidade do mundo, mas vamos continuar trabalhando para dar dignidade a toda população, especialmente para quem mora em comunidades, na zona norte e na zona oeste”.

Paes fez questão de agradecer, em seu primeiro pronunciamento como prefeito reeleito, pela ajuda que vem recebendo da presidenta Dilma Rousseff e ainda lembrou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Queria transmitir o agradecimento a essa grande presidenta que o Brasil elegeu em 2010, Dilma Rousseff. Ao longo desses dois anos de convívio, ela foi uma grande parceira do Rio de Janeiro, como o presidente Lula foi, pelo carinho, pela dedicação e pelo amor ao Rio. [Quero] dizer que a gente vai continuar trabalhando junto ao longo dos próximos quatro anos”, ressaltou Paes, que também destacou a parceria com o governador Sérgio Cabral.

Após a coletiva à imprensa, Paes seguiu para o Parque de Madureira, na zona norte, onde foi comemorar a vitória.

Edição: Fernando Fraga