Moradores de município no Entorno do DF reclamam da sujeira deixada por cabos eleitorais

07/10/2012 - 10h58

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Águas Lindas (GO) – Moradores do município goiano de Águas Lindas, localizado a 44 quilômetros de Brasília, reclamam da sujeira deixada por apoiadores de candidatos às eleições municipais. Os eleitores que saíram de casa cedo para votar encontraram as ruas da cidade cheias de material de campanha.

Acho um absurdo, é falta de alguém para fiscalizar”, disse o vendedor Gleberson Mariano da Silva, 28 anos, que em 1991 deixou a cidade de Ceilândia, no Distrito Federal (DF), para viver em Águas Lindas. “Quando passei [por aqui] ontem no fim da tarde, não tinha isso [material de campanha]”, contou o vendedor.

Pela legislação eleitoral, a distribuição de propaganda de candidatos só era permitida até ontem (6). Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), se o cabo eleitoral for flagrado distribuindo material de campanha fora do prazo permitido, ele pode ser detido. Mas, como no caso de Águas Lindas não houve flagrante, não é possível apurar quem jogou os santinhos nas ruas.

O pedreiro aposentado José Costa Alves de Oliveira, 67 anos, morador da cidade há 18 anos, também reclamou do lixo. “Vim logo cedo votar, fiquei decepcionado, é uma porcaria.” O material de campanha jogado nas ruas também incomodou a comerciante Maria Anita Viana Duarte, 48 anos. Para ela, o problema poderia ser evitado com mais fiscalização. “Todo ano [em que há eleições] eles fazem isso, fica tudo sujo”, relatou Maria Anita, que mora em Ceilândia há 25 anos, mas vota em Águas Lindas, onde é dona de uma pastelaria em há 13 anos.

Para eleitores que votam na cidade, a falta de segurança está entre os principais problemas que devem ser enfrentados pelo novo prefeito. “Tem que pôr policiamento, porque a cidade é grande. Graças a Deus nunca fui assaltada, mas tenho vizinhos de comércio que já foram”, disse a comerciante Maria Anita.

O vendedor Gleberson da Silva acredita que a educação deve ser outra prioridade do futuro prefeito. “Eu estudei aqui e alguns dias não tinha aula por falta de professor”, lembrou ele, ao defender também mais atenção ao saneamento básico. Segundo ele, vários pontos da cidade não têm rede de esgoto nem asfalto. Gleberson acordou cedo para votar no Colégio Estadual Maria do Carmo Lima, no bairro Jardim Brasília, onde há filas em todas as seções eleitorais.

No município de Águas Lindas, 69.132 eleitores estão aptos a votar. No total, a cidade tem 159.378 habitantes, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município tem a segunda maior densidade demográfica do estado de Goiás. São 846 habitantes por quilômetro quadrado, número que só fica atrás do registrado em Aparecida de Goiânia (1.580 moradores por quilômetro quadrado).

Os candidatos à prefeitura do município são Geraldo Messias (PP), que tenta a reeleição, Hildo do Candango (PTB), José Pereira Soares, o J.Pereira (DEM), Marco Túlio Pinto da Silva, o Tulio (PT), e Professor Juares Quirino (PSOL).

Edição: Juliana Andrade