Luziânia tem administradores nas zonas eleitorais para dar agilidade ao processo de votação

07/10/2012 - 11h38

 

 

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Luziânia (GO) – Além dos fiscais, técnicos e mesários, a partir deste ano, as eleições para prefeito e vereador no município goiano de Luziânia, a 60 quilômetros de Brasília, terão administradores das zonas eleitorais. A função foi criada para garantir mais agilidade durante as votações.

O administrador de cada uma das 61 zonas eleitorais da cidade terá que resolver os problemas que ocorrerem nesses locais durante todo o dia de hoje (7) e também será responsável pelo encerramento das votações e pela entrega das urnas.

“Antes, quando os mesários tinham algum problema, eles ligavam para os cartórios. O administrador agora fica no local para resolver o problema no local de votação. Por exemplo, hoje de manhã quebraram a chave de uma urna dentro da urna eletrônica e eles resolveram”, explicou a juíza da 19ª Zona Eleitoral de Luziânia, Alice Teles de Oliveira.

A juíza responsável pelo processo eleitoral na cidade acredita que as votações seguirão tranquilas até o final do dia. A expectativa é que o movimento nas zonas eleitorais já esteja bastante reduzido a partir das 13h. Segundo ela, o esquema de fiscalização foi intensificado. “A apuração dos votos deve terminar até as 20h. O que demora são as urnas da zona rural", disse.

Em Luziânia, mais de 110 mil eleitores vão escolher, em único turno, o prefeito, entre quarto candidatos, e 19 vereadores, entre 200 candidatos. A votação ocorre em 61 zonas eleitorais na cidade e no entorno.

Edição: Juliana Andrade