França está em alerta devido a ameaças contra judeus, Hollande redobra segurança em sinagogas

07/10/2012 - 10h36

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – As principais cidades da França estão em alerta devido às ameaças contra os templos religiosos judaicos. O presidente francês, François Hollande, determinou a partir de hoje (7) o reforço no esquema de segurança nas sinagogas de todo o país. A decisão ocorre no dia seguinte a um ataque com oito tiros de pólvora seca disparados em uma das maiores sinagogas de Paris.

Hollande se reuniu hoje com líderes da comunidade judaica da França e prometeu combater "com a maior determinação" a violência contra os judeus. As autoridades francesas anunciaram hoje o desmantelamento de um grupo formado por jovens franceses convertidos ao islamismo radical que é suspeito de planejar ataques contra a comunidade judaica.

Desde março, quando um jovem muçulmano matou quatro pessoas (inclusive judeus), em Toulouse, no Sudoeste da França, a violência religiosa se transformou em motivação de várias ações criminosas no país. Em junho, um homem que se disse militante da Al Qaeda fez quatro reféns, também em Toulouse.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //   Edição: Lílian Beraldo