Eleições mostram novo perfil de candidato, diz cientista político

07/10/2012 - 18h52

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O especialista em comportamento eleitoral e cientista político da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Barreto, acredita que um novo perfil de candidatos caracteriza as eleições municipais que ocorrem hoje (7) em todo o país. Para ele, “carisma e poder de oratória” cederam a vez para “resultados e pulso firme”.

“Tem mudança do eleitorado em relação as suas preferências. Hoje, boa parte dos candidatos é mais preocupado com resultados do que com popularidade. Os candidatos tradicionais, carismáticos, perderam espaço para candidato com perfil gerencial e foco em resultado. Esse é o perfil da nova geração de políticos que está tomando conta dessa eleição”, disse.

Barreto disse que essa mudança no perfil dos concorrentes a uma vaga política é reflexo também das mudanças preferenciais dos eleitores. “O eleitor quer renovar, quer mudanças. Os eleitores demonstram algum cansaço dessa polarização”, disse Barreto. Para o cientista político, a população também prioriza o candidato com postura gerencial forte, em vez da figura que demonstra grande poder de oratória nos discursos políticos.

Edição: Fábio Massalli