DF: mesmo com movimento intensa, postos de justificativa de ausência na votação têm poucas filas

07/10/2012 - 13h47

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A movimentação de brasileiros que estão no Distrito Federal e têm domicílio eleitoral em outros locais foi grande na manhã de hoje (7) em boa parte dos postos de justificativa na capital federal. Segundo estimativa do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), 200 mil eleitores devem justificar no DF a ausência na votação.

O posto montado no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek foi procurado por cerca de 800 pessoas apenas na primeira hora de funcionamento, segundo cálculos de funcionários do TRE que trabalham no local. Mesmo assim, registrou pequenas filas na maior parte do tempo, formadas principalmente por eleitores que estavam em conexão e aproveitaram o intervalo entre os voos para evitar pendências com a Justiça Eleitoral.

A bacharel em direito Camila Lalucci vinha de Limeira (SP), onde mora, e tinha como destino final Cuiabá. Ela aproveitou a parada em Brasília para justificar a ausência.

“Desta vez, nem lamentei muito o fato de não ter votado, porque sou do Espírito Santo e como moro há pouco tempo em Limeira ainda não conheço muito os candidatos de lá. Nas próximas eleições, já vou estar mais por dentro da política local", disse, enquanto preenchia o formulário.

O comandante de aviação civil Ernani Prudêncio já perdeu a conta das vezes que deixou de votar por estar trabalhando durante as eleições, mas diz que sempre lamenta não poder ajudar a escolher quem os seus representantes no Executivo e no Parlamento. Seu domicílio eleitoral é Bragança Paulista (SP) e ele também aproveitou a rápida passagem pela capital federal, entre um voo vindo de Curitiba (PR) e outro indo para Belém (PA), para fazer a justificativa.

“Sempre acho ruim, queria poder ajudar a escolher os nossos representantes. Acho importante esse ato, mas por causa do meu trabalho já perdi a conta das vezes que deixei de votar. O jeito é justificar para, pelo menos, não ter problema depois", disse.

Na rodoviária interestadual, outro posto de justificativa no DF, a procura também foi grande durante toda a manhã. Em uma mesa montada para uso dos eleitores, muitos se revezavam para conseguir um espaço para preencher os formulários.

Ao lado de dois carrinhos cheios de malas e sacolas, a dona de casa Reneuza Moraes preencheu a justificativa. Ela mora no Rio de Janeiro e estava em trânsito para a cidade de Santana, no sertão baiano. Junto com duas amigas, ela vai participar de um trabalho missionário da religião à qual pertence, Testemunhas de Jeová.

“É a primeira vez que preciso justificar, mas não tinha como desistir do projeto que vou participar. Só não fiquei mais triste porque estava muito indecisa em relação aos meus candidatos", disse logo após ser atendida.

No local, quase não se formavam filas e o atendimento aos eleitores demorava menos de um minuto. “Foi mais rápido do que eu esperava. Está cheio, mas quase não tem fila”, relatou Reneuza.

Entre os 99 postos de justificativa no DF, alguns foram montados em escolas públicas e particulares. Em uma delas, a Escola Classe 304, localizada no início da Asa Norte, o movimento começou a aumentar no fim da manhã. Pouco antes do meio-dia, o pátio da escola estava repleto de eleitores preenchendo os formulários. Mesmo assim, a estrutura montada no local, com cerca de 20 urnas preparadas para registrar o recebimento das justificativas, foi suficiente para garantir rapidez no atendimento e a espera durava em média um minuto.

O bancário baiano José Alves mora há dez anos em Brasília, mas ainda tem domicílio eleitoral em Salvador. Ele preferiu fazer sua justificativa antes do almoço para evitar filas.

“Nunca transferi meu título porque vim para morar pouco tempo em Brasília, mas acabei ficando. Sempre é mais fácil e rápido justificar de manhã, por isso prefiro vir logo e resolver a situação”, contou.

Os postos de justificativa no país funcionam no mesmo período da votação, das 8h às 17h. Para justificar, é preciso levar o número do título eleitoral e um documento oficial com foto. O procedimento é feito por meio do preenchimento de um formulário disponível nos locais de votação ou de justificativa, que deve ser assinado no momento da entrega, diante do mesário.

Edição: Juliana Andrade