Clima é de tranquilidade nas regiões fronteiriças da Venezuela, diz ministro

07/10/2012 - 12h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – As áreas de fronteira da Venezuela com o Brasil, a Guiana e a Colômbia ganharam reforços extras na segurança para as eleições presidenciais venezuelanas. Até a meia-noite de hoje (7) o patrulhamento das autoridades venezuelanas será mantido. O ministro do Interior e Justiça, Tarek El Aissami, disse que o clima é de “normalidade e celebração da democracia”. "Hoje é um dia de grande alegria e feriado nacional", disse.

Por enquanto, segundo o ministro, o único incidente foi a queda de energia na região de Mérida, mas o problema já foi sanado.

Na Venezuela, a expectativa é que 14 milhões de eleitores compareçam às urnas, pois o voto não é obrigatório. As eleições estão polarizadas entre o atual presidente Hugo Chávez, que tenta o terceiro mandato, e o opositor Henrique Capriles.

As autoridades venezuelanas apelam para que a população vá às urnas. "Mais do que um direito, é um ato de consciência. Convido a todos para sair e votar”, disse o ministro. "[Temos de] exercer nosso direito pacífico e soberano. Somos os protagonistas desta história”, destacou Aissami.


*Com informações da emissora estatal de televisão da Venezuela, VTV   //   Edição: Lílian Beraldo