Mais de 2 mil candidatos vão disputar o cargo de prefeito em 645 municípios paulistas

06/10/2012 - 13h36

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Mais de 31,2 milhões de eleitores do estado de São Paulo devem ir às urnas neste domingo (4) para escolher o futuro prefeito das 645 cidades paulistas. Segundo dados do site DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.066 candidatos estarão na disputa pelo cargo de prefeito em todo o estado. Há ainda 77.320 candidatos disputando uma cadeira como vereador.

Os futuros prefeitos terão a responsabilidade de garantir transporte público e recursos para a saúde de suas cidades, investir na construção de creches e escolas de ensino infantil e fundamental, zelar pela Guarda Municipal e fazer a coleta de lixo, por exemplo. Aos vereadores caberá fiscalizar as prefeituras municipais, além de criar e modificar leis restritas às cidades.

O estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, representando 22% do eleitorado nacional. Só na capital, o número de eleitores chega a 8.619.170.

Em 25 municípios paulistas que têm mais de 200 mil eleitores há possibilidade de segundo turno. Segundo o TRE, mais de 17 milhões de eleitores poderão voltar às urnas no dia 28 de outubro caso a disputa não seja decidida no primeiro turno.

 

Edição: Lílian Beraldo