Presidente da Colômbia se recupera de cirurgia para retirada de tumor maligno

04/10/2012 - 8h33

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, de 61 anos, recupera-se bem da cirurgia para a retirada de um tumor maligno na próstata ontem (3), segundo a Presidência da República colombiana. Em comunicado à imprensa, a Presidência informou que Santos ficará em observação hoje (4). Antes da cirurgia, ele foi ao Peru , onde participou da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo América do Sul–Países Árabes (Aspa), em Lima.

O médico Felipe Gomez, que acompanha o presidente, disse que Santos sente dor, mas que está sob controle. “Ele [o presidente] é um desportista e mantém frequência cardíaca de 60 batimentos”, diz a nota. Mais informações no site da Presidência da República.

Mesmo em recuperação, Santos reuniu-se ontem com o alto comissário para a Paz, Sergio Jaramillo, o ministro das Finanças, Mauricio Cardenas, e o ministro de Minas e Energia, Federico Renjifo. Também manteve encontro com a ministra das Relações Exteriores, Maria Angela Holguin, e o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón.

Jamillo, Holguin e Pinzón coordenam as negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em busca de um acordo de paz que encerre o impasse que dura quase meio século. No dia 14, haverá uma reunião em Oslo, na Noruega, para ratificar a segunda etapa das articulações.

Na América Latina, vários presidentes já se submeteram a tratamentos de combate ao câncer. A presidenta Dilma Rousseff venceu um linfoma, assim como o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, concluiu neste ano o tratamento de combate a um tumor na região pélvica e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma série de sessões de quimioterapia para tratar um câncer de laringe.

Edição: Graça Adjuto