Policiais civis do Distrito Federal decidem manter greve por mais uma semana

03/10/2012 - 20h10

Da Agência Brasil

Brasília – Em assembleia na tarde de hoje (3), os policiais civis do Distrito Federal (DF) votaram pela manutenção da greve por mais uma semana. A categoria, que está em paralisação há 40 dias, cobra do governo do DF reajuste salarial, além de reestruturação da carreira.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policias Civis do Distrito Federal (Sinpol), Ciro de Freitas, nenhuma proposta foi apresentada pelo governo até o momento, apesar da categoria está aberta à negociação. “Hoje recebemos uma ligação do secretário de Administração Pública convidando para uma reunião na segunda-feira. Nós estaremos lá, mas não temos esperanças que uma proposta seja apresentada”, disse Freitas.

Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria de Administração Pública informou, por meio da assessoria de comunicação, que não irá se manifestar sobre a greve dos policiais. O órgão apenas confirmou que o porta-voz do governo, Hugo Braga, irá receber o presidente do sindicato na próxima segunda-feira (8).

De acordo com o sindicato, 80% do efetivo policial continuam trabalhando, em cumprimento à uma determinação judicial. Uma nova assembleia foi convocada para a próxima quarta-feira (10) para decidir o futuro do movimento.  

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) considerou ontem (2) ilegal a greve feita pelos policiais em outubro de 2011 e determinou o corte dos salários referente aos 38 dias parados. O Sinpol recorreu da decisão.

Edição: Carolina Pimentel