Mantega diz que indústria do país está “deixando para trás” o pior

02/10/2012 - 14h05

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil deixou para trás o período de crescimento fraco, disse hoje (2) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao comentar os números da produção industrial divulgados mais cedo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para Mantega, “agora, o crescimento começa a acelerar e vai nessa direção até o final do ano”.

Na avaliação do ministro, o período de maior debilidade para a indústria já passou. “Estamos deixando para trás a condição pior para a indústria. A indústria teve um primeiro semestre fraco, porém ela já está dando sinais de reação a vários elementos”, disse.

Mantega afirmou que a recuperação da produção da indústria – que cresceu 1,5% em agosto ante julho, acumulando o terceiro mês consecutivo de alta – é consequência das medidas de estímulo adotadas pelo governo, entre outras, para a desoneração da folha de pagamento e a depreciação do câmbio, esta com o objetivo de favorecer as exportações.

“A demanda está aumentando gradualmente. Há, portanto, aumento de consumo de bens industriais. Em segundo lugar, a exportação de manufaturados também está aumentando, graças às medidas de câmbio mais favorável e desoneração”, comentou.

Edição: Davi Oliveira