Ahmadinejad justifica decisão do governo de proibir sites e substituir internet

30/09/2012 - 15h49

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, justificou hoje (30) a decisão do governo de substituir a rede internacional de internet por uma doméstica. A iniciativa é interpretada por vários segmentos como censura e limitação da liberdade individual. Há pouco mais de uma semana, foi anunciada a proibição de acesso ao Google e ao gmail, além da adoção da internet doméstica.

Ahmadinejad disse que o sistema de internet será fiscalizado por policiais, cuja função é “interminável”, com o objetivo de “garantir segurança” às pessoas. Ele mencionou a iniciativa do governo durante a formatura de 29 jovens da polícia iraniana. "As pessoas devem se sentir em paz e considerar a polícia protetora", disse ele.

De acordo com o presidente, o dever dos policiais no Irã é “árduo, diversificado, extenso, ininterrupto e constante”. No país, vários sites e portais são bloqueados à população. A justificativa das autoridades iranianas é que a limitação existe para evitar incentivos à criminalidade no país.

A ideia, segundo as autoridades iranianas, é implantar o sistema doméstico de internet até o fim do primeiro trimestre de 2013. Não há detalhes sobre o novo sistema e seu funcionamento.

*Com informações da agência pública de notícias do Irã, Irna 

Edição: Graça Adjuto