David Cameron e empresários do Reino Unido visitam o BNDES e ouvem explanação sobre a conjuntura econômica do Brasil

27/09/2012 - 19h56

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O programa de apoio à inovação para empresas da cadeia de petróleo e gás Inova Petro, lançado este ano pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), despertou o interesse dos cerca de 25 empresários, liderados pelo primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que visitaram esta tarde (27) a sede do banco, no Rio de Janeiro.

O primeiro edital do programa foi lançado no último o dia 17, durante a abertura da feira Rio Oil & Gas, no Riocentro, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

Cameron teve inicialmente um encontro fechado com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Em seguida, os dois se juntaram à comitiva, que ouviu do vice-presidente da instituição, João Carlos Ferraz, uma explanação sobre os programas de financiamento do BNDES e sobre a conjuntura econômica do Brasil.

Ferraz destacou a estabilidade da economia brasileira, que permite planejar a longo prazo, como “um grande ativo que o país tem hoje”. Mencionou também a inclusão das classes sociais no mercado consumidor, o que vai gerar grande demanda de investimentos. Referiu-se aos principais alavancadores de investimentos, que são os setores de petróleo e gás e energia.

Acompanhados ainda pelo ministro do Comércio e Investimentos do Reino Unido, lord Green, os empresários, que representavam companhias de vários segmentos, entre os quais energia, petróleo e gás, mineração e automobilístico, fizeram muitas perguntas, em particular sobre as linhas de financiamento à exportação do BNDES.

 

Edição: Aécio Amado