Temperatura média do país deve permanecer em baixa neste início de primavera

26/09/2012 - 19h20

Da Agência Brasil

Brasília –  Na primeira semana da primavera, a temperatura média no país deve continuar caindo. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o fenômeno La Niña está atuando sobre o clima no Brasil, propiciando temperaturas baixas e chuva acima do regular nas regiões Sul e Sudeste.

No entanto, a previsão do Cptec para o próximo trimestre na região Nordeste é chuvas abaixo do normal em 40%. Já no Sul e Sudeste as chuvas devem ocorre com maior frequência. No Centro-Oeste, as precipitações devem se manter na normalidade.

O meteorologista José Felipe Farias, do Cptec, informou que o país continua sob a influência do fenômeno La Niña e que as temperaturas em todo o país devem ficar abaixo do normal para esta época do ano.

Ontem (25), uma forte massa de ar frio deixou a região Sul e parte do Sudeste com temperaturas baixas e tempo instável. Houve registro de neve na Serra Catarinense, observada durante a noite de terça e a manhã desta quarta-feira nos municípios de Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.  

Para  quinta-feira (27), a intensidade do frio deve diminuir, porém a temperatura permanecerá baixa no sul do Rio de Janeiro, sudeste de Minas Gerais, em Mato Grosso do Sul, no nordeste, leste e sul de São Paulo, centro-leste do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A  temperatura máxima não deverá passar dos 20 graus Celsius (°C).

Edição: Davi Oliveira