Conselho Europeu pede urgência em soluções contra a crise econômica internacional na região

24/09/2012 - 10h17

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, apelou hoje (24) para que líderes políticos da União Europeia busquem soluções rápidas e práticas para conter os efeitos da crise econômica internacional. Segundo ele, a cada dia aumenta a “urgência” de ações que evitem o agravamento da situação econômica na região. "Temos que trabalhar em questões difíceis", disse.

De acordo com Van Rompuy, a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo dos 27 integrantes do bloco, em 18 e 19 de outubro, será “crucial” para a análise dos planos em discussão em cada país. Atualmente a Europa enfrenta um momento de tensão com o aumento do número de desempregados, que chegam a 25 milhões de pessoas, elevação de tarifas e impostos.

No fim de semana, o presidente da França, François Hollande, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reuniram-se para discutir os mecanismos que podem ser adotados. Há divergências entre os dois sobre o papel a ser desempenhado pelo Banco Central Europeu na resolução da crise, principalmente na compra de dívidas soberanas dos países mais afetados, além do financiamento direto para os bancos privados sob capitalização.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Talita Cavalcante