Influenciados pela crise, países diminuem repasses para redução da pobreza

21/09/2012 - 9h20

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou relatório no qual informa que a maior parte dos países diminuiu as contribuições destinadas à redução da pobreza e inclusão social no mundo. Para a ONU, a crise econômica internacional que atinge principalmente os países da zona do euro, os Estados Unidos e parte da Ásia é a principal responsável pela diminuição dos repasses financeiros.

Dos 23 países que integram o comitê de ajuda ao desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 16 reduziram suas contribuições no ano passado, depois que registraram queda de suas receitas fiscais. As quedas mais acentuadas foram na Grécia e Espanha, em seguida na Áustria e Bélgica.

Após atingir um recorde em 2010, os repasses caíram 3% em 2011, registrando US$ 133,5 bilhões, diz o relatório referente às Metas do Milênio para o Desenvolvimento (OMD). A previsão era US$ 166,8 bilhões. Se o mesmo ritmo for mantido, dizem os especialistas, as metas só serão atingidas em 2015.

Apenas a Suécia, a Noruega, a Dinamarca, a Holanda e Luxemburgo contribuíram com valores superiores à meta fixada – aproximadamente 0,7% a mais do total bruto. O comitê apelou para todos os colaboradores tentarem cumprir as metas ao ordenar os repasses previstos para a ONU.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante