Colômbia reconvoca o Conselho Nacional de Paz para negociar com as Farc

21/09/2012 - 12h21

Renata Giraldi*
Repórter da Agência

Brasília – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, decidiu reconvocar o Conselho Nacional de Paz, formado por integrantes da sociedade civil, para mediar o acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A decisão foi anunciada ontem (20) por Santos na rede social Twitter, após reuniões com representantes de organizações não governamentais (ONGs) e representantes do Parlamento, em Bogotá, a capital colombiana.

O senador Roy Barreras (Partido Social de Unidade Nacional) elogiou a participação do Conselho de Paz nas negociações com as Farc.

O presidente da Comissão de Paz do Senado, Jorge Eduardo Gechem (Partido Liberal Colombiano), reiterou a necessidade de o Parlamento participar do processo de diálogo com a guerrilha.

Durante a reunião com Santos, os representantes das ONGs e do Congresso apelaram para que as negociações de paz ampliem-se também para o Exército de Libertação Nacional (ELN), grupo armado que atua na Colômbia desde os anos 1960 e que defende princípios socialistas por meio da luta armada.

As negociações com as Farc são comandadas pelo alto comissário para a Paz da Colômbia, Humberto de la Calle, o ministro do Interior, Fernando Carrillo, o conselheiro do Diálogo Social, Lucho Garzón, além de parlamentares.

No mês passado, Santos anunciou a busca pelo diálogo como caminho para obter a paz e o fim dos conflitos com as Farc. A guerrilha atua no país há quase meio século.

A próxima etapa de negociações ocorrerá em 8 de outubro, em Oslo, na Noruega. Depois, na etapa seguinte, as conversas serão em Havana, Cuba.

 

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur http://www.telesurtv.net/articulos/2012/09/21/santos-ordenar-conformar-consejo-nacional-de-paz-junto-a-la-sociedad-civil-4892.html

 

Edição Beto Coura