Cardozo diz que pediu à Polícia Federal prioridade na investigação de servidor da Abin

21/09/2012 - 17h13

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (21) que pediu prioridade à Polícia Federal (PF) na investigação do agente da Agência Brasileira de Informação (Abin) acusado de espionar internamente o órgão. O agente foi flagrado em operação montada pela PF.

“A Polícia Federal vem fazendo sua investigação por meio de um inquérito que corre em sigilo. Posso dizer que é uma investigação para a qual pedimos prioridade, para que, com rapidez, se buscasse entender o que aconteceu neste episódio”, disse o ministro após participar de cerimônia no Palácio do Planalto.

Segundo Cardozo, o governo foi surpreendido com o caso a exemplo do que ocorre em situações que envolvem criminalidade. “Qualquer situação de criminalidade acaba surpreendendo. Estamos investigando o que está por trás desse fato e tomaremos as medidas necessárias para evitar que situações como essa se repitam e para punir os responsáveis”, informou.

Matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense, de ontem (20), diz que o servidor da Abin investigado copiou mais de 200 senhas de colegas envolvidos em investigações estratégicas da agência. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a qual a Abin está subordinada, divulgou nota informando que “ações vetadas por regulamentos e normas legais” foram identificadas na estação de trabalho do servidor.

Edição: Lana Cristina