Presidente eleito do México quer aumentar relações comerciais com o Brasil

19/09/2012 - 19h16

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, antecipou hoje (19) um dos temas que tratará durante o encontro com a presidenta Dilma Rousseff amanhã em Brasília. Ele disse que está interessado em alcançar uma maior integração entre Brasil e México, a começar pelas relações comerciais bilaterais.

Peña Nieto participou de um encontro com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. Após o Brasil, ele ainda passará por mais cinco países latino-americanos: Guatemala, Colômbia, Chile, Argentina e Peru. Esse é seu primeiro compromisso internacional após ser eleito presidente do México.

O presidente eleito destacou, durante o evento, a importância das economias do Brasil e México, considerando-as as duas mais importantes da América Latina. Segundo Peña Nieto, as economias dos dois países têm, agora, uma grande oportunidade para se complementarem.

Peña Nieto declarou, além disso, que pretende encontrar os pontos em comum dos setores econômicos de ambos países. Ele disse que se compromete em ser um “promotor constante da integração comercial”. Esse estreitamento comercial, inclusive, deve ocorrer com os outros países da América Central e do Sul.

Outro plano do presidente, que toma posse no dia 1º de dezembro próximo, será a modernização da estatal petrolífera do seu país, a Pemex. Enrique defendeu mecanismos similares aos modelos brasileiro e colombiano, que facilitam uma maior participação do setor privado.

Esses modelos de alianças, segundo ele, são estratégicos para tornar as empresas mais produtivas. Peña Nieto disse que isso também trará maior competitividade para a empresa. O presidente eleito disse que a modernização da Pemex exigirá ainda investimentos em infraestrutura para exploração e produção.  

Um outro assunto abordado por Peña Nieto foi o problema dos cartéis de tráfico de drogas no México. O presidente eleito disse que seu governo terá a obrigação de combater o crime organizado. Ele declarou que, nesses casos, não cabem modelos de negociação e que o Estado tem que “fazer prevalecer a lei”.

Eleito em julho com cerca de 19 milhões de votos, Peña Nieto pertence ao Partido Revolucionário Institucional (PRI), que volta ao poder após 12 anos.

Edição: Davi Oliveira