Uberlândia: três candidatos disputam prefeitura do município mais populoso do Triângulo Mineiro

18/09/2012 - 15h08

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,83 – considerado alto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) –, Uberlândia é o município mais populoso da região do Triângulo Mineiro e o segundo maior de Minas Gerais. A cidade foi emancipada de Uberaba em 1888.

Com 374 mil eleitores, o município tem apenas três candidatos a prefeito: Gilberto Cunha (PSTU), Gilmar Machado (PT) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB). O atual prefeito, Odelmo Leão (PP), não pode concorrer por já estar cumprindo o segundo mandato consecutivo. Para vereador, 658 candidatos disputam 27 vagas.

Apesar de o Produto Interno Bruto (PIB) per capita ser R$ 25,4 mil, o índice de pobreza no município chega a 13,6%, segundo o Mapa da Pobreza e Desigualdade 2003 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A economia de Uberlândia é baseada na indústria e nos serviços, além da agropecuária com destaque para a avicultura e a suinocultura. A população atual alcança 604 mil habitantes, sendo 16,7 mil na área rural.

Edição: Talita Cavalcante