Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu, por maioria, na sessão plenária de hoje (18), a candidatura de Alair Corrêa (PP) à prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos.
Por 3 votos a 2, a corte - atendendo a pedido do Ministério Público - entendeu que o candidato não esclareceu todas as anotações presentes em sua certidão criminal, não atendendo, desta forma, uma das exigências para concessão do registro.
O candidato considerou o julgamento do TRE-RJ "totalmente político" e já anunciou que vai recorrer da decisão.
“No Tribunal Superior Eleitoral [TSE], em Brasília, o nosso registro, já mantido em primeira instância, será mantido sem qualquer problema, porque naquela corte o julgamento é totalmente técnico", disse.
O TRE-RJ também decidiu, com base na Lei Complementar 135, a Lei da Ficha Limpa, manter o indeferimento dos registros dos candidatos a prefeito Mario de Oliveira Tricano (PP), de Teresópolis, na região serrana; e Carlos Rogério dos Santos (PDT), de Queimados, na Baixada Fluminense. Nos dois casos também cabem recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.
Edição: Fábio Massalli//Matéria alterada às 11h53 de sexta-feira (21/09) para corrigir informação sobre o partido de Mario de Oliveira Tricano. Ele não é do PT, como está na página do TRE-RJ na internet e a matéria informava, e sim do PP, como consta no site do TSE.