Na zona do euro, custos da mão de obra registram aumento de 1,6%

17/09/2012 - 11h30

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Nos 17 países que integram a zona do euro na União Europeia, os custos horários da mão de obra registraram aumento de 1,6% no segundo trimestre deste ano. Os dados são do Instituto de Estatística da União Europeia, o Eurostat. No primeiro trimestre do ano, o aumento dos custos ficou em 1,5% apenas nos países que adotam a moeda única.

O índice de custo da mão de obra é um indicador conjuntural da evolução dos custos horários dos empregadores. O cálculo se baseia na divisão dos custos da mão de obra pelo número de horas trabalhadas.

Nos 27 países da União Europeia, os custos subiram 1,8%, no segundo trimestre, contra 1,4% do trimestre anterior. Os piores números foram registrados na Romênia (7,1%), na Finlândia (4,9%), na Bulgária e na Letônia (4,8%). Em Portugal, foi registrado aumento de 0,7%, na Irlanda (0,4%) e na Espanha e Holanda (0,5%).

A Europa é um dos continentes que mais sofrem os impactos da crise econômica internacional. Países como Espanha, Portugal e Grécia anunciaram a adoção de planos de austeridade. Houve reações por parte da população que teme o aumento do desemprego e dos impostos.

 


*Com informações da agência de notícias de Portugal, Lusa    //   Edição: Lílian Beraldo