Entidades industriais ficaram satisfeitas com inclusão de novos setores na desoneração da folha

13/09/2012 - 21h14

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As entidades que representam o setor industrial ficaram satisfeitas com a inclusão de novos setores na desoneração da folha de pagamentos. O governo anunciou hoje (13) que 25 segmentos da economia serão beneficiados com desoneração da folha de pagamento, além dos 20 para os quais o incentivo foi concedido este ano.

Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a medida deve estimular a geração de empregos e melhorar a competitividade das empresas. “A indústria precisa pagar menos impostos para produzir mais, contratar mais trabalhadores e gerar mais renda na economia brasileira. Com a redução dos custos, vamos aumentar a competitividade do produto nacional e toda a população sairá ganhando”, informou a entidade, por meio de nota.

Pesquisa feita pela CNI no primeiro trimestre deste ano apontou que 82% dos entrevistados indicaram a desoneração da folha de pagamento como principal medida de reforma no sistema tributário nacional.

A medida também foi considerada “positiva” pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A entidade avaliou que a desoneração da folha de pagamento de mais 25 setores demonstra a preocupação do governo “em remover os entraves ao crescimento da produção e promover o aumento da competitividade brasileira”.

Em comunicado, a Fiesp destacou que o conjunto de medidas adotadas recentemente é “positivo e vai na correta direção da redução do custo Brasil”. As medidas citadas pela Fiesp são a proposta de redução das tarifas de energia elétrica, a série de queda da taxa básica de juros, a manutenção da taxa de câmbio de R$ 2 e as desonerações sobre a folha.

Apesar de comemorar o anúncio, a Fiesp espera outras benesses para o setor industrial. “O desafio de superar a falta de competitividade é amplo e exige empenho por parte do governo na adoção de medidas abrangentes e eficientes, com agilidade e constância. A desoneração da folha deve ser, portanto, sem compensação de alíquota sobre o faturamento”, diz o comunicado.

Edição: Fábio Massalli