Produção industrial já apresenta sinal moderado de recuperação, avalia presidente do BC

12/09/2012 - 13h50

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A indústria começou a apresentar sinal moderado de recuperação na produção, na avaliação do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, que participa de audiência pública no Senado.

Para Tombini, há um ambiente mais favorável para a indústria retomar a produção. O presidente do BC citou os estoques em níveis adequados, a produção em crescimento nos últimos meses, a expansão do emprego industrial, e a melhora na confiança dos empresários e nas condições de competitividade. Além disso, Tombini destacou que o nível de utilização da capacidade voltou a subir.

Sobre a agricultura, Tombini destacou que a safra de grãos deve bater recorde. No caso do setor de serviços, ele disse que há crescimento acima da expansão da economia e “essa tendência deve continuar”.

O presidente do BC ressaltou ainda que  a demanda por produtos e serviços continua sustentada pelo crescimento da renda e do emprego.

Tombini voltou a dizer que a recuperação da economia tem se materializado de forma gradual. Segundo ele, a expectativa é um ritmo mais forte da atividade econômica neste semestre e em 2013.
 

Edição: Juliana Andrade