Para setor da indústria de base, redução na energia trará mais competitividade

11/09/2012 - 18h16

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib) manifestou hoje (11) apoio às medidas, anunciadas pelo governo, de diminuição da tarifa de energia elétrica. De acordo com a entidade, a redução se traduzirá em mais competitividade para a economia e reforçará a estabilidade regulatória para as empresas do setor elétrico.

“Além dos percentuais de redução da eletricidade anunciados oficialmente, ficou claro que o governo federal continuará agindo para buscar a modicidade tarifária, sobretudo pela expansão da matriz energética por fontes renováveis”, disse o presidente da Abdib, Paulo Godoy, em nota.

Hoje, a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciaram as condições de redução das tarifas. De acordo com a faixa de consumo, o setor industrial terá a conta de energia 19% a 28% mais barata, e os consumidores residenciais, 16,2%.

Para o presidente da Abdib, a redução no custo da energia elétrica foi possível graças à base da matriz de geração brasileira, que é hidráulica. “[No entanto] isso transfere enorme responsabilidade aos organismos de fiscalização, de controle e de licenciamento ambiental para que empreendimentos de todos os portes possam ser construídos a partir de uma tramitação mais ágil nas etapas preparatórias e menos conflitos judiciais nas fases de construção”.

A redução de até 28% no custo da energia elétrica, para as empresas, diminuirá de 2% a 4% o custo de produção da indústria, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Edição: Fábio Massalli