Aproximadamente 1,8 milhão de veículos devem deixar a capital paulista neste feriado

06/09/2012 - 12h59

Da Agência Brasil

São Paulo – A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estima que aproximadamente 1,8 milhão de veículos devem deixar a capital paulista em direção ao litoral e ao interior do estado, durante o feriado de Sete de Setembro. A saída do paulistano deve começar na tarde de hoje (6). Para garantir que o aumento do fluxo não cause congestionamentos, a companhia implanta, a partir das 14h, a Operação Estrada, que vai ampliar o número de agentes e guinchos nas ruas.

A CET recomenda aos motoristas que evitem usar o sistema viário entre as14h e as 22h de hoje e que programem as viagens preferencialmente para o período das 22h de hoje (6) às 6h de amanhã (7).

Segundo a concessionária AutoBan, que administra o Sistema Anhanguera/Bandeirantes, principais acessos para o interior do estado, cerca de 660 mil veículos devem circular pelas duas rodovias durante o feriado. No decorrer dos três dias, a concessionária fará uma campanha de segurança sobre o respeito aos limites de velocidade. Serão distribuídos 100 mil folhetos nos pedágios e colocadas faixas ao longo das rodovias.

Nas pistas do Sistema Anchieta/Imigrantes, que faz a ligação da capital com o litoral sul, são esperados em torno de 360 mil veículos, segundo a concessionária Ecovias. A partir das 13h de hoje até as 20h de amanhã (7), será implantada no sistema a Operação Descida, que libera sete faixas para os veículos que vão rumo ao litoral, permanecendo apenas três disponíveis para o sentido capital. A Operação Subida começará no sábado (8), das 16h às 24h, e retornará no domingo (9), das 8h às 24h. Nesse esquema, oito faixas ficarão disponíveis no sentido capital e apenas duas poderão ser usadas por quem vai para o litoral.

Edição: Talita Cavalcante